Ciência revela como era mulher que viveu há mais de 10 mil anos
Ciência revela como era mulher que viveu há mais de 10 mil anos

Ciência revela como era mulher que viveu há mais de 10 mil anos

Pesquisadores da Universidade de Ghent, em colaboração com artistas, produziram uma imagem realista do rosto de uma mulher que viveu na Bélgica há mais de 10 mil anos. Chamada de Mos’anne, ela tem olhos azuis, pele avermelhada e traços bastante marcantes. Arqueólogos descobiram os seus restos mortais no fim da década de 1980, mais especificamente na região do Vale Meuse.

Por meio do DNA preservado nos ossos do crânio, os cientistas chegaram a conclusão de que ela tinha cabelos bem escuros e olhos claros. Os pesquisadores também deduziram que a mulher possuía sobrancelhas mais cheias, além de idade entre 35 a 60 anos quando morreu. Mos’anne pertenceu à mesma população de caçadores-coletores do conhecido “Homem de Cheddar”, cujos restos mortais foram encontrados na Inglaterra, em 1903.

Os irmãos Alfons e Adrie Kennis, especialistas em reconstruções faciais, foram os responsáveis pelo resultado final da imagem. Para isso, eles levaram cerca de seis meses para criar a versão apresentada agora para a mídia. A imagem também fará parte de um exposição que vai percorrer museus na Bélgica.

Fonte: G1 Ciência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *